Você já passou por aquele momento assustador ao perceber que os freios do seu carro não estão respondendo como deveriam? Ou já imaginou passar por esse tipo de situação? A sensação de insegurança ao dirigir pode ser difícil. Mas entender o tipo de freio do seu carro – a disco ou a tambor – e os cuidados preventivos pode ser o diferencial para evitar acidentes. ⚠
📌 Neste blog, você vai conhecer as diferenças entre esses dois sistemas, como eles funcionam e quais cuidados deve ter para garantir a segurança na estrada.
🛞 O que é e como funciona o freio a disco?
Presente principalmente nas rodas dianteiras dos veículos — e em muitos modelos também nas traseiras — o freio a disco é mais moderno.
Características principais e funcionamento:
- Utiliza discos metálicos conectados às rodas
- As pastilhas são pressionadas contra o disco para gerar atrito e parar o carro
- Dissipa calor com mais facilidade
Cuidados com esse sistema:
✔ Verifique o estado das pastilhas e dos discos regularmente
✔ Fique atento a ruídos ou vibrações ao frear
✔ Não rode com discos riscados ou empenados ✔ Faça revisão nas mangueiras e na pinça de freio também
🌀 E o freio a tambor?
Mais comum nas rodas traseiras de veículos populares, o freio a tambor exige atenção tanto quanto o freio a disco.
Como ele funciona?
Ao pisar no pedal do freio, o fluido é enviado sob pressão para um cilindro localizado dentro do tambor. Ele empurra as sapatas (com lonas de freio) contra a parede interna do tambor. O atrito é o que reduz a velocidade do veículo até a parada completa.
Cuidados essenciais:
✔ Faça revisões periódicas das lonas e cilindros de roda
✔ Fique atento a ruídos ou vibrações ao frear
✔ Limpeza interna é importante
⚙️ Ambos usam fluido de freio: fique atento!
Mesmo com estruturas diferentes, tanto o freio a disco quanto o tambor funcionam com base em pressão hidráulica. Por isso, o fluido de freio é peça-chave nos dois sistemas.
👉 Se o fluido estiver vencido, baixo ou contaminado, o desempenho da frenagem pode ser drasticamente afetado.
📅 E quando fazer a manutenção?
O recomendado é revisar o sistema de freio a cada 10.000 km ou 6 meses, o que acorrer primeiro. Não caia na armadilha de só verificar o freio dianteiro! O freio traseiro — mesmo sendo a tambor — também precisa ser inspecionado, limpo e ajustado regularmente.
Lembre-se: os dois sistemas trabalham juntos. Negligenciar um pode comprometer a eficiência do outro.
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